
Hoje vou aproveitar para colocar aqui no meu espaço algumas considerações importantes sobre a minha caminhada e o meu aprendizado.
Acredito que o maior problema hoje é a infinidade e variadas fontes de consulta a que tenho acesso, isso muitas vezes faz com que me sinta perdida e aflita e me faz considerar o fato de que informação não é conhecimento. Como reconhecer o que é realmente essencial? O que deve ser eliminado? Será que não estamos "inchados" de tanto "absorver" informações desnecessárias? Qual a solução para aprender a filtrar essas informações? O que é realmente necessário para sermos mais competentes, humanos e felizes? Será que é balanceando essas informações? Porque o ideal é que transformemos as informações necessárias em conhecimento. Faço aqui nesse espaço essas considerações, pois acredito serem pertinentes, pois nós quanto professores devemos estar sempre bem informados, habilitados, capacitados, atualizados e como professores conscientes nos cobramos e muito (eu me cobro) e me sinto culpada por muitas vezes não conseguir acompanhar o ritmo, e acredito ser humanamente impossível... olhem a sua volta, as pessoas todas com celular, recebem e-mails, dados, mensagens, notícias, carregam seus dados em pod's, lap top, passam o dia conectadas "plugadas", ouvem rádio, assistem TV por assinatura c/ notícias 24 horas no ar, programação via satélite, lêem "n" jornais e revistas... realmente é preciso achar "um" caminho nesse caos, nessa enxurrada de informações... e agora o que é conhecimento???
"CONHECIMENTO É O ATO PELO QUAL ALGUÉM ASSIMILA UM NOVO CONCEITO. É UM ATO INTELECTUAL, QUE PODE CONDUZIR O INDIVÍDUO A NOVAS FORMAS DE AGIR SOBRE O AMBIENTE EXTERNO OU MESMO SOBRE O PRÓPRIO PENSAMENTO". Isso segundo a epistemologia interacionista de Vygotsky, o conhecimento antigo é transformado em conhecimento novo quando sofre mudança de estado. Talvez essa experiência de acessarmos determinados assuntos de formas variadas, escolhendo entre um e outro o que melhor atende as nossas curiosidades, seja um treino para as nossas competências de mediadores e estarmos vigilantes quanto à qualidade, cientificidade e propriedades das informações, uma vez que é impossível controlá-las. Portanto cabe a nós educadores, especial atenção não só ao uso da tecnologia no processo educacional, mas também a preparação do educando para o uso adequado dessa ferramenta.
5 comentários:
Oi. Voc^^e tocou num ponto bastante crítico. A enxurrada de informações. Como peneirá-las? O bom senso é muito importante. Os espaços indicados pela prof. Iris são interessantes, mas precisamos de muiiiiiiiiiiiiito tempo para navegar por eles e avaliá-los para podermos comentar a respeito. E hoje, com a correria do dia-a-dia fica difícil, ainda mais quando se tem que disputar o computador com o filho, e quando tudo dá certo. Às vezes trava tudo, dá erro de boot (sabe o que é isto?). Um abraço.
Oi... é Emília, são tantas emoções... e informações... Jô vc traz bem a angustia de viver em meio a tantas informações e recursos de comunicação. Eis o nosso papel como educadores: encontrar um caminho para aprendermos a viver neste mundo, para poder contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos neste mundo... fácil? Nem pensar... mas, necessário. Neste sentido, será que conhecimento é ato? O que é conhecimento para nós? Como podemos transformar informação em conhecimento? Como selecionar informações? Precisamos de todas? Será que não são as nossas dúvidas e relações cotidianas que nos remetem a selecionar informações?... vamos refletindo... Bjs. Suely
OI JO!!!
Quanto á sua dúvida, como saber c a informação é importante...Bem com isso c vê a importância d um projeto de aprendizagem com as crianças...Imagina trabalhar com essas cças pesquisas sem ser um PEA? Um ex:Digamos que um grupo d cças resolve pesquisar sobre minhoca. C elas não tiverem primeiro uma pergunta orientadora e as certezas provisórias e dúvidas. Nossa tudo que aparececer de minhoca elas iriam estar buscando e isso já ñ seria mais uma pesquisa, mas apenas um misturado de informações. Por isso qdo vcs estão pesquisando sobre o PEA d vcs é importante q esteja revendo a pergunta. Pois essa da conta de ir delineando o Projeto do grupo...
Bem interessantes suas reflexões.. continue a refletir, isso contribui p/ a reflexão do grupo todo tbém. BJUS MIRIAM!!!
Faço minhas as suas muitas perguntas echei pertinete seu questionamento. Concordo com a Emilia sobre o tempo para pesquisar a quantidade de material que temos a disposição, tenho a impressão que precisamos nos dedicar a isso 24 horas por dia e ainda não damos conta, ai vem as suas perguntas como filtrar como saber o que e até quanto é realmente produtivo. Desculpe mas só tenho perguntas e deixo meu apoio com mais perguntas. Abraços
Otima semana pra vc esta bem legal aqui no sue blogger
Postar um comentário