sábado, 16 de dezembro de 2006

Mais uma etapa.....

A chave

E de repente
o resumo de tudo é uma chave.
A chave de uma porta que não abre
para o interior desabitado
no solo que inexiste,
mas a chave existe.
................................................................
A porta principal, está é que abre
sem fechadura e gesto.
Abre para o imenso.
Vai me empurrando e revelando
o que não sei de mim e está nos Outros.
.......................................................................
E aperto, aperto-a, e de apertá-la,
ela se entranha em mim. Corre nas veias.
É dentro em nós que as coisas são,
ferro em brasa - o ferro de uma chave.
Carlos Drummond de Andrade


Os últimos aprendizados nos mostraram, que as novas tecnologias vão exigir novos modos de fazer aquilo que confortavelmente já se fazia, e podemos fazer desse momento (que vivemos) um momento de reflexão, de novas escolhas, de reformularmos os nossos planejamentos, de termos uma outra percepção do global e conseqüentemente, do processo de aprendizagem em que estamos envolvidos, em função de uma visão de mundo e da complexidade do ser humano. Sabemos que não é fácil... a teoria é uma coisa e a prática é outra, mas temos consciência de que é preciso mudar.
O professor precisa adotar uma nova postura na sala de aula do futuro, já que ele deixou de ser o centro do conhecimento, ou o único fornecedor de conteúdo, ele precisa ter um posicionamento mais colaborativo e interativo com os alunos.
Esse novo professor deve estimular a interação, o trabalho em grupo e o contato entre ele (o docente) e o aluno, ele passa a ser o acompanhante de todo um processo, centralizado no aluno, já que o professor deixou de ser aquele que entrava na sala dava a sua aula e ia embora.
A nossa experiência hoje, mostra que é preciso estimular os alunos a atuarem como pesquisadores, instigando a sua curiosidade e orientando o desenvolvimento de suas habilidades com atividades que contextualizem os mais variados temas (ou disciplinas). Incentivá-los a fazer pesquisas de campo, seguindo métodos científicos, apoiando-se em pesquisas na web, estimulando os alunos a publicarem os resultados de seus trabalhos, cruzando os resultados com o de outros alunos, outras escolas, interagindo com alunos de outras localidades por meio de fóruns e chats.
Todas essas atividades geram um maior interesse dos alunos pelos estudos, valorizam o trabalho em conjunto e estimulam a criatividade.
Nas aulas informatizadas o aluno clica e tem as aulas a disposição: os exercícios que foram dados, link para sites, artigos, referências bibliográficas, etc.. O aluno vai para a aula pronto para discutir com os colegas e professores. São essas inovações que mudam o ambiente da sala de aula, que infelizmente, não podemos dizer antigamente, pois sabemos que ainda hoje, em muitas escolas ainda funciona assim, o professor enche o quadro negro, o aluno copia tudo, para depois discutir, quando pode discutir e, não apenas ler e depois responder questões dirigidas, infelizmente sabemos que em algumas escolas ainda é assim que se "dá aula"...
Nas aulas informatizadas há um nível de aproveitamento que não tem comparação, não só na questão do tempo, como na dinâmica da aula e também na troca de experiências entre alunos, aluno e professor, que deixa de ser um mero retransmissor de informações para ajudar a construir as correlações de conhecimento do aluno.

2 comentários:

Suely disse...

Oi Jô!! Que bom que encontraste a chave... rsrs... As belas reflexões que fazes mostra o quanto podemos aprender quando estamos abertos a este processo. Sempre haverá dificuldades, mas temos de querer aprender, conhecer... os professores podem propor outros caminhos a partir de pas "molhados" pelas diferentes tecnologias. Temos de pensar em caminhos... quais serão? Bjs. Suely

Cesar disse...

Mais um ano chega ao fim.

É tempo de fazer um balanço de tudo o que aconteceu.

É tempo de transformarmos:

os momentos bons em novas energias, entusiasmo e principalmente esperança de todo que os nossos sonhos vão se realizar!

os momentos maus em um lembretes para não cometermos novamente os mesmos erros no ano que vem.

os momentos difíceis serem peças fundamentais de que tudo na vida passa e que esses momentos no futuro nos ajude a terem momentos felizes.

É tempo de agradecermos a Deus por todos os momentos felizes que tivemos!

Feliz Natal!

Feliz 2007!