
Monteiro Lobato
Mais Reflexões...
Acredito que a escola, deva caminhar para uma educação em que o conhecimento não tenha uma estrutura estática, mas seja um processo de descobertas mediatizado pelo diálogo entre educador, educando e entre os educandos. A preocupação, na sala de aula, deverá ser com uma educação que torne os alunos pessoas habilitadas para agir na sociedade e entendê-la. Devemos valorizar na sala de aula o processo de aprender a aprender, a formação das capacidades, o desenvolvimento da criatividade pessoal e do reconhecimento do outro como sujeito, a criação de atividades que privilegiem o conhecimento e, por fim, a possibilidade de verificar o que realmente é importante.
Através das perguntas é que o professor conhece os seus alunos, seus avanços e dificuldades, e também através delas que o aluno aprende a se avaliar e descobrir o que é preciso mudar para garantir melhor desempenho. É importante que os alunos reflitam sobre seus relacionamentos, seu aprendizado, seus interesses e vivências de forma a alterar as regras quando necessário, para que todos alcancem os objetivos estabelecidos coletivamente.
Essa é a nossa dinâmica quanto grupo, trabalhar com autonomia, enquanto cada participante exercita sua fala, sua opinião, seu silêncio, defende seus pontos de vista. E com isso vamos descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente, em busca de construir em conjunto...
Um comentário:
Olá Jo!
Bem interessant essa citação q vc traz...e relacionando essa com a educação também acredito q precisamos sonhar.... Mas é claro q além d sonhar tbém procurar colocar em prática aquilo q acreditamos sobre educação...Q essa ñ seja apenas p/ fazer d conta q os alunos aprendem...Porém q seja capaz d possibilitar a eles serem independentes,críticos etc.
E c/ isso tbém consigam sonhar "com o pé no chão"...e realizar seus sonhos tbém.
Bkana tua reflexão...gostei...
Bjnhus Miriam:-)
Postar um comentário