Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.
(Autor desconhecido)
A construção do conhecimento no processo educacional com o envolvimento das novas tecnologias, pressupõem diferentes formas de fazer, o fazer criar, o fazer recriar, o fazer somar, o fazer dividir, o fazer inventar... o que passa a ser um desafio no processo educacional, já que ao professor não cabe apenas mais a função de repassar conhecimento, mas sim o de possibilitar o conhecimento usando as múltiplas e diversificadas formas de informações disponíveis. O professor passa a ser mediador, que orienta o processo de aprendizagem, auxilia e estimula a pesquisa, em que ambos são agentes de aprendizagem, o que irá tornar o aluno um sujeito autônomo, capaz de ir em busca de seus interesses e com isso construir ou reconstruir seus conhecimentos...
2 comentários:
Oi Joanita, e a gente continua filosofando,não é? A escola deve proporcionar ao aluno que ele seja capaz de propor, de questionar. Isso pode ser feito ao criar condições para que ele chegue por si mesmo a conclusões a respeito de conceitos. Antes mesmo de falar das teorias, o professor pode estimular a intuição e o pensamento de seu aluno, pois para o aluno isso significa ser responsável, tanto na sala de aula como fora dela. Um abraço.
Oie Jo!
Bem essas novas tecnologias q já naum saum mais novas para us kaquinhus (cças) pois essas nascem ou nasceram e as "novas" tecnologias já estavam tudo por aí...naum é mesmo...agora cabe a nós como professor estar mediando-os a estarem aprendendo e tendo a tecnologia como recurso pedagógico. Q esteja possibilitando a esses kaquinhus e kacos (grandes) a estarem criando, questionando e assim emancipando-se enquanto ser humano...naum é?...Bjkas i logo volto...
Miriam:-)
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